segunda-feira, 6 de março de 2017

CNC

CNC é a sigla de Controle Numérico Computadorizado, ou Comando Numérico Computadorizado. Refere-se ao controle de máquinas-ferramenta programáveis por computador.

Primeira ação para a criação do CNC surgiu em 1949 no Laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts MIT, e a empresa Parsons Corporation of Traverse Cyti em Michigan nos ESTADOS UNIDOS. que se utilizou pela primeira vez o Controle Numérico aplicado a máquinas-ferramenta.


Em 1958, por intermédio da da EIA Eletronic Industries Association, foram realizados estudos para padronizar os tipos de linguagem. Foi a partir daí que surgiu o meio mais usado de entrada de dados para o CNC até hoje: através de computador.

Em 1967 surgiram no BRASIL as primeiras máquinas, importadas dos ESTADOS UNIDOS, controladas numericamente.
Já no início da década de 70 surgiram no mundo as primeiras máquinas CNC, Comando Numérico Computadorizado. Hoje a confiabilidade nos componentes eletrônicos tem aumentado, crescendo a confiança em todo o sistema.

VANTAGENS

_Fabricação de peças com geometrias complexas, com menores tolerâncias dimensionais e melhor acabamento;
_Repetibilidade maior sobre as características do produto, sendo idênticas umas das outras;
_Redução de tarefas repetitivas para os operadores- esses agora responsáveis pela preparação, programação e controle das máquinas;
_Flexibilidade da produção, grande variedade de produtos, tudo isso com ajustes rápidos nas máquinas.

TORNO CNC

Máquina na qual o processo de usinagem é feita por Comando Numérico Computadorizado CNC. É um método usado na usinagem moderna que executa uma vasta gama de tarefas associadas.


Empresa de usinagem ao criar peças utilizando o torno CNC é elaborado primeiro através de um projeto assistido por um programa de computador CAD, ou, mais precisamente, computador com programa de fabricação assistida, CAM, então o design é transferido para o torno CNC, colocando as ferramentas certas, prender a peça no mandril, e então o torno automaticamente confecciona a peça exatamente como está no desenho criado.


Sua grande vantagem em relação ao torno mecânico é o acabamento e tempo de produção.

sábado, 4 de março de 2017

TORNO MECÂNICO

Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução.
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada.


Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.

Com este equipamento é possível confeccionar eixos, pinos, polias, qualquer tipo possível e imaginável de roscas externas e internas, peças cilíndricas, além de esferas, cones e os mais diversos formatos.


METALMECÂNICA

Indústria metalmecânica, indústria metalomecânica ou metalúrgica, podendo ser ainda também conhecida como metalurgia mecânica, incorpora todos seguimentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados.


Na área metalmecânica é possível atuar na transformação de ferro, alumínio e outros metais nos mais variados tipos de produtos, incluindo máquinas, estruturas metálicas, tubulações, matrizes, além da instalação e manutenção de equipamentos. Isso faz com que toda a indústria dependa do setor, o que gera muitas oportunidades na área.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Empresas de manutenção e automação industrial; indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa; concessionárias de energia; fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; entre outros.

VANTAGENS

Toda a indústria depende dessa área, pois ela transforma metais em muitos produtos, inclusive máquinas e demais materiais que fazem o setor produtivo funcionar.